sábado, 21 de maio de 2011

Como fazer um espaçador para bebês e crianças pequenas? MODELO 1

Caso não seja possível comprar um, existe a opção de fazer seu próprio espaçador. O modelo abaixo serve crianças pequenas (abaixo de 4 anos).
Você vai precisar de: garrafa plástica de 500 ml, faca, tesoura, fita adesiva e panela com água quente.

Cuidado: não faça o espaçador com crianças por perto devido ao risco de acidentes como cortes e queimaduras.

1.Corte o fundo da garrafa.
2. Com uma tesoura, corte a borda da garrafa de maneira que seja criado um espaço para que o espaçador se adapte ao nariz da criança. Ao colocar o espaçador no rosto, ele deve recobrir a boca e o nariz sem deixar espaço para que a medicação escape. Use uma fita crepe para proteger a região cortada e não machucar o rosto da criança.




3.Mergulhe o bocal da garrafa em uma panela com água quente para que o plástico fique maleável.

4.Logo em seguida, adapte a bombinha no bocal e espere o plástico esfriar para que o encaixe fique perfeito.

















Atenção! Não deixe de limpar o espaçador 1x/semana. Veja em:
http://valentinapneumo.blogspot.com.br/2011/05/como-limpar-o-espacador.html

APRENDA COMO USAR ESSE ESPAÇADOR EM:
http://valentinapneumo.blogspot.com.br/2011/07/como-usar-o-espacador.html

28 comentários:

  1. Adorei a dica! Parabéns doutora! Ontem minha filha consultou com você e ja indiquei para diversas mães amigas minha.
    Parabéns pelo seu atendimento.

    ResponderExcluir
  2. Estava à procura de como fazer este espaçador...tentarei agora!!

    Obrigada!!
    Karla

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Acabei de fazer um.
    Hoje á tarde fui à farmácia comprar um espaçador e fiquei estarrecida com o valor: R$40,00 então voltei pra casa e procurei na internet...encontrei, muito legal. Obrigada pelas dicas Drª.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, gostaria de saber se esse espaçador faz o mesmo efeito que o espaçador comprado na farmácia? (me falaram que não faz o mesmo efeito).

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cristiane. Os espaçadores da farmácia têm a vantagem de possuírem uma válvula que permite que a medicação seja inalada pela criança, mas impede que ela exale para dentro do espaçador e dilua a medicação. Nesta faixa etária, a presença da válvula é um diferencial. Se for possível, comprar o espaçador comercial. Enquanto não for viável, usar o espaçador caseiro. Mas nunca fazer a bombinha direto na boca. Com certeza usar o espaçador caseiro é bem melhor do que não usar espaçador nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas ótimas Drª... No meu caso o meu filho quebrou justamente a válvula do espaçador (comprado na farmácia) e na instrução diz para não usar NUNCA sem essa válvula... o que fazer? help!!!!

      Excluir
    2. Dicas ótimas Drª... No meu caso o meu filho quebrou justamente a válvula do espaçador (comprado na farmácia) e na instrução diz para não usar NUNCA sem essa válvula... o que fazer? help!!!!

      Excluir
    3. O ideal é comprar outro espaçador, principalmente se o seu filho usa o espaçador com a máscara.

      Excluir
  6. Nossa eu adorei..eu tive q fazer pro meu filhote de 3 aninhos pois não encontrei em farmacia nenhum o espaçdor...já tava bem preocupada, mas em uma farmacia a moça me explicou como fazer de garrafa, fiquei na duvida de como fazer direitinho ai pesquisei e achei o seu blog..muito bom.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. adorei muito bom,bem melhor do gastar 44.00 reais.bjos

    ResponderExcluir
  8. Ana Caroline minha filha é sua paciente...ela esta muitooooo melhor e sem precisar usar o seretide...Obrigado!!! Já indiquei vc para duas amigas!!! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica! Parabéns doutora! Ontem minha filha consultou com você.
    Parabéns pelo seu atendimento.

    ResponderExcluir
  10. Incrível a capacidade de certas pessoas preferirem fazer esta máscara só pra não gastarem em média R$40,00 em um produto com qualidade e que contem a válvula ideal para crianças pequenas.. Acho que esta máscara é muito útil como forma de uso em caso de urgência, quando NÃO É POSSÍVEL ENCONTRAR EM FÁRMACIAS, ou quando os pais NÃO TEM REALMENTE condição FINANCEIRA. Tem pessoas que preferem gastar com roupas, móveis, lanches.. Melhor dizendo em lazer, do que com o que realmente é necessário. A IDEIA É MUITO BOA PARA CRIANÇAS GRANDES que já sabem fazer a respiração, agora para as pequeninas, o ideal é o comprado mesmo. E outra, o produto não é descartável, dependendo dos seus cuidados duram anos... PAREM DE GASTAR COM SUPÉRFLUO, A SAÚDE DE SEU FILHO COM CERTEZA VALE MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho o msm, minha visinha por exemplo gasta horrores com besteiras, tv de última geração, celular da moda... e acha caro colocar rede de proteção nas janelas para proteger seu filho de 3 anos. Detalhe ela mora no 4 andar.
      Acho q se precisa tem msm q encontrar uma solução de comprar, aqui em casa meus filhos usam, o mais velho de 9 anos e o mais novo de 2anos cada um com o seu.
      Só pra constar q na farmácia Pacheco, custa 25,00 o da marca Aga Chamber.

      Excluir
  11. Dra, eu gostaria de saber se preciso comprar outro espaçador, fui informada pelo Pmeumologista para não passar nada dentro do espaçador para lavar e secar, dentro da embalagem tb tem a informação, mas com a pressa de guardar acabei secando com uma fraldinha limpa o produto. Ontem fiquei sabendo q o que diferencia os espaçadores de plásticos para os de alumínios são as cargas de íons que cada um possui dentro, então se eu passei o pano pra secar eu estraguei o produto?
    Aqui em casa tem dois alérgicos e asmáticos q fazem uso com os espaçadores de alumínio, cada um com o seu. A próxima consulta é só mês q vem, me ajude com essa dúvida, se precisar eu compro logo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa comprar outro, Nancy. É só repetir o processo de limpeza (ver postagem sobre como limpar espaçador) e deixar secar naturalmente ao invés de secar com pano.

      Excluir
  12. Errei, é carga Eletrostática e não íons..
    Diz q se eu sequei com o pano o espaçador perde essa carga q por sua vez não se tem mais o aproveitamento do medicamento. Então sendo assim preciso comprar outros espaçadores né Dra?

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Danielly e gostaria de saber se da pra usar a máscara do nebulizador fechando aquele espaço aberto das laterais como espaçador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o ideal, pois as máscaras dos nebulizadores em geral são rígidas e não permitem uma vedação boa no rosto.

      Excluir
  14. Muito obrigada pela sua disponibilidade em dividir seu conhecimento e ajudar a quem precisa!

    ResponderExcluir
  15. oi,muito obrigada por compartilhar essa idéia tão legal,fiz o espaçador todo certinho,só que tem um problema,quando eu aperto o spray o remédio sai todo pela bombinha pela parte de cima para encaixar o refil,pq será????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente não é "culpa" do espaçador. O melhor é trocar a bombinha. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. obrigada querida.

      Excluir
  16. Qual o problema de usar a bombinha diretamente.minha filha tem dois anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se usar a bombinha sem espaçador, a maior parte da medicação fica na boca e não chega nos pulmões.

      Excluir
  17. Tem como usar a mascara do nebulizador?ela é bem maleável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível usar a máscara do nebulizador adaptada diretamente à bombinha. Da mesma forma, a maioria da medicação fica na boca e não chega aos pulmões.

      Excluir