segunda-feira, 11 de julho de 2011

A vacina da gripe causa gripe?

Definitivamente, NÃO! A vacina da gripe distribuída no Brasil é feita de vírus morto. Isto significa que ele não é capaz de causar doença.

As reações adversas relaciondas à vacina ocorrem logo após a injeção e normalmente duram 1 ou 2 dias.

As reações adversas mais comuns são: (1) dor no local da aplicação, podendo estar associada a vermelhidão e inchaço restritos ao local da injeção; (2) febre baixa; (3) dor de cabeça, dor muscular.

Todas as pessoas que não apresentem contra-indicações à vacina devem recebê-la.

Contudo, é especialmente importante que crianças abaixo de 5 anos e crianças de qualquer idade com doenças pulmonares crônicas (como a asma) sejam vacinadas. Isto se justifica pelo fato de que elas têm maior chance de apresentar complicações relacionadas à gripe (pneumonia, desidratação, exarcebação da asma: tudo isto podendo levar à hospitalização e, em raros casos, à morte).

Não podemos esquecer que as pessoas que moram com estas crianças ou que cuidam delas (professoras de creche e babás, por exemplo), também devem ser vacinadas.


Fonte: CDC - http://www.cdc.gov/flu/protect/keyfacts.ht
                      http://www.cdc.gov/flu/protect/infantcare.htm

Um comentário:

  1. PArabéns Valentina !!! Os textos estão super didáticos para o público em geral. PErmita-me divulgar o Ecos em Alergia e Imunologia ( www.educostamd.wordpress.com ).

    ResponderExcluir